Por: Jânio Santos de Oliveira Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro janio-construcaocivil.blogspot.com | |||
Doutrina do Homem (Antropologia) Nós queremos apresentar aos leitores do portal webservos as bases da teologia sistemática. Esta teologia se baseia nas 10 doutrinas fundamentais; nós estaremos apresentando doravante cada uma delas, e hoje estaremos falando sobre a doutrina do homem (antropologia) vamos acompanhar: I. A ORIGEM DO HOMEM A partir do século XIX iniciaram-se movimentos científicos e filosóficos que questionavam o surgimento do homem. Até então se aceitava que o ser humano foi criado por Deus, mas, tendo na pessoa do inglês Charles Darwin o seu maior defensor, começou a surgir a teoria da Evolução das espécies. Esta teoria diz que o ser humano é resultado de uma série de evoluções de uma “sopa” orgânica que se formou na terra, bilhões de anos atrás. Nesta “sopa” formou-se o primeiro ser unicelular. Daí em diante ele passou a ficar mais e mais complexo, passando de uma só célula para um ser pluricelular. Surgiram os peixes, depois os répteis, anfíbios, pássaros, mamíferos e por fim o homem das cavernas. Tudo isso num processo extremamente lento. O que nenhum cientista conseguiu até hoje foi encontrar o “elo perdido”, ou seja, o animal de transição. Uma vez que um peixe virou um pássaro era de se esperar encontrar fósseis de um peixe com penas, ou de um pássaro com barbatanas e guelras. Outra dificuldade para os evolucionistas transporem é que de acordo com a 2ª lei da Termodinâmica, tudo, literalmente tudo no Universo caminha para o caos. Se a teoria da Evolução fosse verdade, tudo deveria caminhar para a perfeição, para a complexidade. A) Tipos de teorias evolucionistas: Evolução ateísta - Vê a geração espontânea como a causa original. Evolução teísta - Vê um poder divino como a causa original e a força diretriz. Ambas podem incluir variações acidentais, seleção natural e transmissibilidade de características adquiridas. B) Criacionismo: A evidência da revelação bíblica - a– Extensão da evidência. Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, sempre que menciona um fato cientifico registra-o sem erro. b– Autoridade da evidência. Tudo que a Bíblia apresenta como verdade tem autoridade divina. Os fatos da evidência - a– Bara’ é usado em Gn 1.1, 21, 27 b– A palavra dia é usada em relação ao nosso atual período de 24 horas, e é usada também para período mais longo de tempo. c– A criação é apresentada como fato histórico em muitos lugares das Escrituras (Ex 20; Sl 8; Mt 19; Hb 4). d– O começo do primeiro dia ocorre em Gn 1.3. O versículo 2 pode envolver um enorme período de tempo. e– As eras geológicas podem ter ocorridos devido a uma catástrofe (relacionada ou não à queda de satanás) depois da criação inicial, ou podem ter sido causadas pelo dilúvio. A teoria da seleção natural das espécies é contrária ao que ensina a Bíblia Sagrada. Esta teoria diabólica que incorpora o pensamento panteísta (Deus é tudo em todos) é a negação do Deus criador de todas as coisas. "NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA". É assim que inicia o primeiro livro da Bíblia, Gênesis, escrito por Moisés. Com a Sua palavra, Deus criou a luz, as águas, o firmamento, a parte seca (a terra), a relva e árvores frutíferas para "darem frutos segundo a sua espécie"; depois produziu os astros luminosos para iluminarem a terra; produziram os peixes e as aves, segundo suas espécies; produziu Deus os animais domésticos, répteis e animais selvagens conforme a sua espécie. "Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Viu Deus que tudo o que tinha feito, e que era muito bom" (Gênesis 1 e 2). "Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva" (1 Tm 2.13). Como vimos, depois de fazer a terra e os céus, Deus criou as matas, as árvores frutíferas, os animais, e, enfim, o homem. O sopro de Deus no homem formado do pó representa que a vida é um dom de Deus; que o homem foi criado para ser moralmente semelhante a Deus, como expressão do seu amor e glória; para ter permanente comunhão com Deus. Portanto, não tem respaldo das Sagradas Escrituras a afirmação de que a alma humana encontrou morada primeiramente em animais, e que o homem é conseqüência de uma seleção natural das espécies. O Senhor Jesus legitima o livro de Gênesis, ao dizer: "Não leste que no princípio o Criador os fez macho e fêmea"? Como poderia a alma humana, nascida do sopro de Deus, haver se instalado no macaco, criado antes do homem? Por que então afirmar que espiritismo e cristianismo ensinam a mesma coisa? Proselitismo, engodo, mentira, hipocrisia ou leviandade? Moisés teria escrito uma asneira? Mas como, se o espiritismo diz que Moisés foi a Primeira Revelação de Deus? Se as revelações de Deus não sabem o que afirmam ou mentem, a Terceira Revelação, o espiritismo, seria uma exceção? II. A PARTE MATERIAL DO HOMEM (CORPO) A) Sua criação: (Gn 2.7 e 3.19) B) Suas designações: Corpo (Mt 6.22) Carne (Gl 2.20) Corpo de humilhação( Fp 3.21) Vaso de barro( 2Co 4.7) Templo do Espírito Santo (1Co 6.19) C) Seu futuro: Todos os homens serão ressuscitados dos mortos (Jo 5.28,29). Os não-redimidos serão ressuscitados para uma existência eterna no lago de fogo (Ap 20.12,15), e os remidos, no céu. III. A PARTE IMATERIAL DO HOMEM (ALMA E ESPÍRITO) "Qual a diferença entre a alma e o espírito do homem?" Resposta: Qual a diferença entre a alma e o espírito? A palavra “espírito” se refere somente à faceta imaterial do homem. A humanidade tem um espírito, mas nós não somos um espírito. Entretanto, segundo as Escrituras, somente os crentes, aqueles onde o Espírito Santo habita, são “espiritualmente vivos” (I Co 2.11; Hb 4.12; Tg 2.26). Os não-crentes são “espiritualmente mortos” (Ef 2.1-5; Cl 2.13). Nos escritos de Paulo, o “espírito” era de central importância para a vida espiritual do crente (I Co 2.14; 3.1,15.45; Ef 1.3; 5.19; Cl 1.9; 3.16). O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem, incluindo sua alma. A palavra “alma” se refere não apenas à parte imaterial do homem, mas também à parte material. O homem tem um espírito, mas é uma alma. Em seu mais básico significado, a palavra “alma” significa “vida”. Entretanto, a Bíblia vai além de “vida”, estendendo-se a muitas áreas. Uma delas é o desejo do homem de pecar (Lc 12.26). O homem é mau por natureza, e como resultado, tem a alma contaminada. O princípio da vida é removido no momento da morte física (Gn 35.18; Jr 15.2). A “alma”, como o “espírito”, é o centro de muitas experiências espirituais e emocionais (Jó 30.25; Salmos 43:5; Jr 13.17). Sempre que é usada a palavra “alma”, pode se referir à pessoa como um todo, viva após a morte. A “alma” e o “espírito” são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual do crente. Eles são diferentes em sua identidade. A “alma” é a visão horizontal do homem com o mundo. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus. É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, mas somente o “espírito” se refere à caminhada do homem com Deus. A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial. A) Sua origem: Gn 2.7 B) Sua característica: “Imagem e semelhança de Deus”. O estado original de Adão era de santidade recebida, mas não confirmada. Ele perdeu este estado com a queda, mas o homem ainda retém vestígios da imagem e semelhança de Deus. (1co 11.7; Tg 3.9) C) A transmissão da parte imaterial do homem: B) Teoria da pré-existência. As almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo e são individualmente encerradas em corpos. Criacionismo. A alma do homem é criada por Deus quando seu corpo nasce. Traducianismo. A alma é transmitida por geração natural, tal como o corpo. D) As facetas da parte imaterial do homem: Alma. A alma diz respeito à vida pessoal, ao indivíduo. Tem emoções (Jr 31.25) e guerreia contra as paixões da carne (1 Pe 2.11). C) Espírito. Este termo é relacionado aos aspectos mais elevados do homem (Rm 8.16). Todos os homens têm espírito (1 Co 2.11). O espírito também pode ser corrompido ( 2 Co 7.1). Embora haja distinção entre alma e espírito, ambos são facetas da parte imaterial do homem. Coração. O coração é o conceito mais amplo de todas as facetas da parte imaterial do homem. E a sede da vida intelectual, emocional, volitiva e espiritual do homem (Hb 4.12; 4.7; Mt 22.37) Consciência. A consciência é uma testemunha interior que foi afetada pela Queda mas que, apesar disso, pode ser um guia seguro ocasionalmente (1Pe 2.19; Hb 10.22) Mente. A mente é aquela faceta imaterial do homem na qual está centralizado o entendimento. A mente foi afetada pela queda mas pode ser renovada em Cristo (Rm 12.2). Carne. Quando o termo carne significa natureza pecaminosa, refere-se também a um aspecto da natureza imaterial do homem. É completamente corrupta e não pode ser renovada, mas será erradicada na morte. IV. A QUEDA DO HOMEM A) Atitudes para com Gênesis 3: O ponto de vista liberal. Uma lenda, um quadro geral de religião e moral à luz de um período posterior. O ponto de vista neo-ortodoxo. Mito, história primitiva, supra-história ou “mito verdadeiro”. Os barthianos consideram o relato não histórico, mas sua realidade espiritual verdadeira; i.e., verdade sem fato (se isto for possível) B) Prova: A proibição de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era, em última instância, uma prova de obediência à vontade revelada de Deus. C) A queda: Em primeiro lugar, satanás tentou fazer com que Eva duvidasse da bondade de Deus porque Ele lhes vedara acesso a uma árvore (Gn 3.1, “toda”). Depois, satanás ofereceu a Eva um plano substituto, que permitia comer do fruto sem sofrer a penalidade (vv. 4,5). Eva justificou antecipadamente seu ato de comer o fruto (v. 6). Por fim, Eva comeu e Adão a seguiu. D) As penalidades: Sobre a serpente. Gn 3.14 Sobre satanás. V.15 a– Inimizade entre as hostes do mal e a descendência da mulher. b– satanás teria permissão de infligir a Cristo uma ferida dolorosa mas não fatal (calcanhar). c– satanás receberia uma ferida fatal (cabeça). Sobre Eva e as mulheres. V. 16 a- Dor na concepção. b– Submissão ao marido. Sobre Adão e os homens. Vv.17-19 a– Maldição sobre o solo. b– Cansaço e fadiga no trabalho. Sobre a raça. Vv. 20-24 a– Comunhão com Deus quebrada. b– Morte física. c– Expulsão do Éden. Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém! |
sábado, 13 de agosto de 2011
Doutrina do Homem (Antropologia)
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