sábado, 13 de agosto de 2011

Doutrina do Homem (Antropologia)





Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com
 
Doutrina do Homem (Antropologia) Nós queremos apresentar aos leitores do portal webservos as bases da teologia sistemática.

Esta teologia se baseia nas 10 doutrinas fundamentais; nós estaremos apresentando doravante cada uma delas, e hoje estaremos falando sobre a doutrina do homem (antropologia) vamos acompanhar:

I. A ORIGEM DO HOMEM

A partir do século XIX iniciaram-se movimentos científicos e filosóficos que questionavam o surgimento do homem. Até então se aceitava que o ser humano foi criado por Deus, mas, tendo na pessoa do inglês Charles Darwin o seu maior defensor, começou a surgir a teoria da Evolução das espécies.

Esta teoria diz que o ser humano é resultado de uma série de evoluções de uma “sopa” orgânica que se formou na terra, bilhões de anos atrás. Nesta “sopa” formou-se o primeiro ser unicelular. Daí em diante ele passou a ficar mais e mais complexo, passando de uma só célula para um ser pluricelular. Surgiram os peixes, depois os répteis, anfíbios, pássaros, mamíferos e por fim o homem das cavernas. Tudo isso num processo extremamente lento.

O que nenhum cientista conseguiu até hoje foi encontrar o “elo perdido”, ou seja, o animal de transição. Uma vez que um peixe virou um pássaro era de se esperar encontrar fósseis de um peixe com penas, ou de um pássaro com barbatanas e guelras.

Outra dificuldade para os evolucionistas transporem é que de acordo com a 2ª lei da Termodinâmica, tudo, literalmente tudo no Universo caminha para o caos. Se a teoria da Evolução fosse verdade, tudo deveria caminhar para a perfeição, para a complexidade.

A) Tipos de teorias evolucionistas:

Evolução ateísta -
Vê a geração espontânea como a causa original.

Evolução teísta -
Vê um poder divino como a causa original e a força diretriz.

Ambas podem incluir variações acidentais, seleção natural e transmissibilidade de características adquiridas.

B) Criacionismo:

A evidência da revelação bíblica -

a– Extensão da evidência. Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, sempre que menciona um fato cientifico registra-o sem erro.

b– Autoridade da evidência. Tudo que a Bíblia apresenta como verdade tem autoridade divina.

Os fatos da evidência -

a– Bara’ é usado em Gn 1.1, 21, 27

b– A palavra dia é usada em relação ao nosso atual período de 24 horas, e é usada também para período mais longo de tempo.

c– A criação é apresentada como fato histórico em muitos lugares das Escrituras (Ex 20; Sl 8; Mt 19; Hb 4).

d– O começo do primeiro dia ocorre em Gn 1.3. O versículo 2 pode envolver um enorme período de tempo.

e– As eras geológicas podem ter ocorridos devido a uma catástrofe (relacionada ou não à queda de satanás) depois da criação inicial, ou podem ter sido causadas pelo dilúvio.

A teoria da seleção natural das espécies é contrária ao que ensina a Bíblia Sagrada.

Esta teoria diabólica que incorpora o pensamento panteísta (Deus é tudo em todos) é a negação do Deus criador de todas as coisas. "NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA". É assim que inicia o primeiro livro da Bíblia, Gênesis, escrito por Moisés.

Com a Sua palavra, Deus criou a luz, as águas, o firmamento, a parte seca (a terra), a relva e árvores frutíferas para "darem frutos segundo a sua espécie"; depois produziu os astros luminosos para iluminarem a terra; produziram os peixes e as aves, segundo suas espécies; produziu Deus os animais domésticos, répteis e animais selvagens conforme a sua espécie.

"Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra. Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente.

Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Viu Deus que tudo o que tinha feito, e que era muito bom" (Gênesis 1 e 2).

"Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva" (1 Tm 2.13).

Como vimos, depois de fazer a terra e os céus, Deus criou as matas, as árvores frutíferas, os animais, e, enfim, o homem.

O sopro de Deus no homem formado do pó representa que a vida é um dom de Deus; que o homem foi criado para ser moralmente semelhante a Deus, como expressão do seu amor e glória; para ter permanente comunhão com Deus.

Portanto, não tem respaldo das Sagradas Escrituras a afirmação de que a alma humana encontrou morada primeiramente em animais, e que o homem é conseqüência de uma seleção natural das espécies.

O Senhor Jesus legitima o livro de Gênesis, ao dizer: "Não leste que no princípio o Criador os fez macho e fêmea"?

Como poderia a alma humana, nascida do sopro de Deus, haver se instalado no macaco, criado antes do homem? Por que então afirmar que espiritismo e cristianismo ensinam a mesma coisa? Proselitismo, engodo, mentira, hipocrisia ou leviandade? Moisés teria escrito uma asneira?

Mas como, se o espiritismo diz que Moisés foi a Primeira Revelação de Deus? Se as revelações de Deus não sabem o que afirmam ou mentem, a Terceira Revelação, o espiritismo, seria uma exceção?

II. A PARTE MATERIAL DO HOMEM (CORPO)

A) Sua criação:
(Gn 2.7 e 3.19)

B) Suas designações:
Corpo (Mt 6.22)
Carne (Gl 2.20)
Corpo de humilhação( Fp 3.21)
Vaso de barro( 2Co 4.7)
Templo do Espírito Santo (1Co 6.19)

C) Seu futuro:
Todos os homens serão ressuscitados dos mortos (Jo 5.28,29). Os não-redimidos serão ressuscitados para uma existência eterna no lago de fogo (Ap 20.12,15), e os remidos, no céu.

III. A PARTE IMATERIAL DO HOMEM (ALMA E ESPÍRITO)

"Qual a diferença entre a alma e o espírito do homem?" Resposta: Qual a diferença entre a alma e o espírito? A palavra “espírito” se refere somente à faceta imaterial do homem.

A humanidade tem um espírito, mas nós não somos um espírito. Entretanto, segundo as Escrituras, somente os crentes, aqueles onde o Espírito Santo habita, são “espiritualmente vivos” (I Co 2.11; Hb 4.12; Tg 2.26). Os não-crentes são “espiritualmente mortos” (Ef 2.1-5; Cl 2.13).

Nos escritos de Paulo, o “espírito” era de central importância para a vida espiritual do crente (I Co 2.14; 3.1,15.45; Ef 1.3; 5.19; Cl 1.9; 3.16).

O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem, incluindo sua alma.

A palavra “alma” se refere não apenas à parte imaterial do homem, mas também à parte material. O homem tem um espírito, mas é uma alma. Em seu mais básico significado, a palavra “alma” significa “vida”.

Entretanto, a Bíblia vai além de “vida”, estendendo-se a muitas áreas. Uma delas é o desejo do homem de pecar (Lc 12.26). O homem é mau por natureza, e como resultado, tem a alma contaminada. O princípio da vida é removido no momento da morte física (Gn 35.18; Jr 15.2).

A “alma”, como o “espírito”, é o centro de muitas experiências espirituais e emocionais (Jó 30.25; Salmos 43:5; Jr 13.17). Sempre que é usada a palavra “alma”, pode se referir à pessoa como um todo, viva após a morte.

A “alma” e o “espírito” são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual do crente. Eles são diferentes em sua identidade. A “alma” é a visão horizontal do homem com o mundo. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus.

É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, mas somente o “espírito” se refere à caminhada do homem com Deus. A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial.

A) Sua origem:

Gn 2.7

B) Sua característica:

“Imagem e semelhança de Deus”. O estado original de Adão era de santidade recebida, mas não confirmada. Ele perdeu este estado com a queda, mas o homem ainda retém vestígios da imagem e semelhança de Deus. (1co 11.7; Tg 3.9)

C) A transmissão da parte imaterial do homem:

B) Teoria da pré-existência.

As almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo e são individualmente encerradas em corpos.

Criacionismo.

A alma do homem é criada por Deus quando seu corpo nasce.

Traducianismo.

A alma é transmitida por geração natural, tal como o corpo.

D) As facetas da parte imaterial do homem:

Alma.
A alma diz respeito à vida pessoal, ao indivíduo. Tem emoções (Jr 31.25) e guerreia contra as paixões da carne (1 Pe 2.11).

C) Espírito. Este termo é relacionado aos aspectos mais elevados do homem (Rm 8.16). Todos os homens têm espírito (1 Co 2.11). O espírito também pode ser corrompido ( 2 Co 7.1). Embora haja distinção entre alma e espírito, ambos são facetas da parte imaterial do homem. Coração.

O coração é o conceito mais amplo de todas as facetas da parte imaterial do homem. E a sede da vida intelectual, emocional, volitiva e espiritual do homem (Hb 4.12; 4.7; Mt 22.37)

Consciência.

A consciência é uma testemunha interior que foi afetada pela Queda mas que, apesar disso, pode ser um guia seguro ocasionalmente (1Pe 2.19; Hb 10.22)

Mente.

A mente é aquela faceta imaterial do homem na qual está centralizado o entendimento. A mente foi afetada pela queda mas pode ser renovada em Cristo (Rm 12.2).

Carne.

Quando o termo carne significa natureza pecaminosa, refere-se também a um aspecto da natureza imaterial do homem. É completamente corrupta e não pode ser renovada, mas será erradicada na morte.

IV. A QUEDA DO HOMEM

A) Atitudes para com Gênesis 3:

O ponto de vista liberal.

Uma lenda, um quadro geral de religião e moral à luz de um período posterior.

O ponto de vista neo-ortodoxo.
Mito, história primitiva, supra-história ou “mito verdadeiro”. Os barthianos consideram o relato não histórico, mas sua realidade espiritual verdadeira; i.e., verdade sem fato (se isto for possível)

B) Prova:
A proibição de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era, em última instância, uma prova de obediência à vontade revelada de Deus.

C) A queda:

Em primeiro lugar, satanás tentou fazer com que Eva duvidasse da bondade de Deus porque Ele lhes vedara acesso a uma árvore (Gn 3.1, “toda”).

Depois, satanás ofereceu a Eva um plano substituto, que permitia comer do fruto sem sofrer a penalidade (vv. 4,5).

Eva justificou antecipadamente seu ato de comer o fruto (v. 6).

Por fim, Eva comeu e Adão a seguiu.

D) As penalidades:
Sobre a serpente.
Gn 3.14
Sobre satanás. V.15

a– Inimizade entre as hostes do mal e a descendência da mulher.

b– satanás teria permissão de infligir a Cristo uma ferida dolorosa mas não fatal (calcanhar).

c– satanás receberia uma ferida fatal (cabeça). Sobre Eva e as mulheres. V. 16

a- Dor na concepção.

b– Submissão ao marido.
Sobre Adão e os homens. Vv.17-19

a– Maldição sobre o solo.

b– Cansaço e fadiga no trabalho.
Sobre a raça. Vv. 20-24


a– Comunhão com Deus quebrada.

b– Morte física.

c– Expulsão do Éden.

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

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