Por: Jânio Santos de Oliveira Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com | |||
I. A ORIGEM DO HOMEM A) Tipos de teorias evolucionistas: Evolução ateísta - Vê a geração espontânea como a causa original. Evolução teísta - Vê um poder divino como a causa original e a força diretriz. Ambas podem incluir variações acidentais, seleção natural e transmissibilidade de características adquiridas. B) Criacionismo: A evidência da revelação bíblica - A– Extensão da evidência. Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, sempre que menciona um fato cientifico registra-o sem erro. b– Autoridade da evidência. Tudo que a Bíblia apresenta como verdade tem autoridade divina. Os fatos da evidência - A– Bara’ é usada em Gn 1.1, 21, 27 b– A palavra dia é usada em relação ao nosso atual período de 24 horas, e é usada também para períodos mais longos de tempo. c– A criação é apresentada como fato histórico em muitos lugares das Escrituras (Ex 20; Sl 8; Mt 19; Hb 4). d– O começo do primeiro dia ocorre em Gn 1.3. O versículo 2 pode envolver um enorme período de tempo. e– As eras geológicas podem ter ocorridos devido a uma catástrofe (relacionada ou não à queda de satanás) depois da criação inicial, ou podem ter sido causadas pelo dilúvio. II. A PARTE MATERIAL DO HOMEM (CORPO) A) Sua criação: Gênesis 2.7 e 3.19 B) Suas designações: Corpo Mt 6.22 Carne Gl 2.20 Corpo de humilhação Fp 3.21 Vaso de barro 2Co 4.7 Templo do Espírito Santo 1Co 6.19 C) Seu futuro: Todos os homens serão ressuscitados dos mortos (Jo 5.28,29). Os não-redimidos serão ressuscitados para uma existência eterna no lago de fogo (Ap 20.12,15), e os remidos, no céu. III. A PARTE IMATERIAL DO HOMEM (ALMA E ESPÍRITO) A) Sua origem: Gn 2.7 B) Sua característica: “Imagem e semelhança de Deus”. O estado original de Adão era de santidade recebida, mas não confirmada. Ele perdeu este estado com a queda, mas o homem ainda retém vestígios da imagem e semelhança de Deus. (1Co 11.7; Tg 3.9) C) A transmissão da parte imaterial do homem: Teoria da pré-existência. As almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo e são individualmente encerradas em corpos. Criacionismo. A alma do homem é criada por Deus quando seu corpo nasce. Traducianismo. A alma é transmitida por geração natural, tal como o corpo. D) As facetas da parte imaterial do homem: Alma. A alma diz respeito à vida pessoal, ao indivíduo. Tem emoções (Jr 31.25) e guerreia contra as paixões da carne (1Pe 2.11). Espírito. Este termo é relacionado aos aspectos mais elevados do homem (Rm 8.16). Todos os homens têm espírito (1Co 2.11). O espírito também pode ser corrompido ( 2Co 7.1). Embora haja distinção entre alma e espírito, ambos são facetas da parte imaterial do homem. Coração. O coração é o conceito mais amplo de todas as facetas da parte imaterial do homem. E a sede da vida intelectual, emocional, volitiva e espiritual do homem (Hb 4.12; 4.7; Mt 22.37) Consciência. A consciência é uma testemunha interior que foi afetada pela Queda, mas que, apesar disso, pode ser um guia seguro ocasionalmente (1Pe 2.19; Hb 10.22) Mente. A mente é aquela faceta imaterial do homem na qual está centralizado o entendimento. A mente foi afetada pela queda, mas pode ser renovada em Cristo (Rm 12.2). Carne. Quando o termo carne significa natureza pecaminosa, refere-se também a um aspecto da natureza imaterial do homem. É completamente corrupta e não pode ser renovada, mas será erradicada na morte. IV. A QUEDA DO HOMEM A) Atitudes para com Gênesis 3: O ponto de vista liberal. Uma lenda, um quadro geral de religião e moral à luz de um período posterior. O ponto de vista neo-ortodoxo. Mito, história primitiva, supra-história ou “mito verdadeiro”. Os barthianos consideram o relato não histórico, mas sua realidade espiritual verdadeira; i.e., verdade sem fato (se isto for possível) B) Prova: A proibição de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era, em última instância, uma prova de obediência à vontade revelada de Deus. C) A queda: Em primeiro lugar, satanás tentou fazer com que Eva duvidasse da bondade de Deus porque Ele lhes vedara acesso a uma árvore (Gn 3.1, “toda”). Depois, satanás ofereceu a Eva um plano substituto, que permitia comer do fruto sem sofrer a penalidade (vv. 4,5). Eva justificou antecipadamente seu ato de comer o fruto (v. 6). Por fim, Eva comeu e Adão a seguiu. D) As penalidades: Sobre a serpente. Gn 3.14 Sobre satanás. V.15 A– Inimizade entre as hostes do mal e a descendência da mulher. b– satanás teria permissão de infligir a Cristo uma ferida dolorosa, mas não fatal (calcanhar). c– satanás receberia uma ferida fatal (cabeça). Sobre Eva e as mulheres. V. 16 A- Dor na concepção. b– Submissão ao marido. Sobre Adão e os homens. Vv.17-19 A– Maldição sobre o solo. b– Cansaço e fadiga no trabalho. Sobre a raça. Vv. 20-24 A– Comunhão com Deus quebrada. b– Morte física. c– Expulsão do Éden. |
sábado, 13 de agosto de 2011
A origem do homem
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